Bernard-Marie Koltès

Koltès
Em abril de 2019, o mundo do teatro comemora 30 anos da morte de Bernard-Marie Koltès (foto). O francês é considerado o dramaturgo mais importante pós-geração anos 50. Uma mistura de Molière e Shakespeare dos tempos modernos, entre comédia e drama social, inspirado por Rimbaud, Dostóievski ou Faulkner. Suas peças complexas foram traduzidas em mais de 50 línguas e montadas no mundo inteiro (mais de 1800 produções)!

Intercâmbio Brasil-França
O Brasil, num intercâmbio cultural com a Companhia Francesa l’Embarcadère, vai homenagear Koltès com Cais Oeste, uma das peças mais ambiciosas do autor. Escrita no início dos anos 80, tão atual que Koltès poderia receber mais um título, o de Nostradamus do teatro. Ou seria o tempo que andara para trás? Direção do francês Cyril Desclés, estréia em setembro.

 

 

Capital do vinho
Nesta semana, Paris foi a capital do vinho acolhendo profissionais e amadores do mundo inteiro durante o salão internacional Wine Paris. Para este evento, uma pesquisa revelou as cidades que mais consomem a bebida dos deuses. A cidade luz ficou no topo do pódio, com 709 milhões de garrafas consumidas em 2017. Buenos Aires é única cidade da América Latina na lista das 5 maiores consumidoras do mundo.