Notas para segunda-feira, 14/01/2019

158 anos da Caixa
A Caixa completou, no sábado, 158 anos de história. Maior banco público da América Latina, com quase 93 milhões de clientes, consolida seu papel no apoio ao desenvolvimento do país, focada em operações comerciais sem perder o lado social. Os resultados mais recentes, divulgados no último balanço trimestral, mostram que o banco teve um lucro histórico de R$ 11,5 bilhões. Também mantém a liderança no mercado de crédito imobiliário, com 69,5% de participação. Para os brasileiros, a poupança da Caixa continua sendo a opção de investimento mais segura e acessível do mercado. Hoje são mais de 78 milhões de contas de poupanças.

Discussões 
A Câmara Federal poderá retomar, a partir de fevereiro, a análise de duas propostas que não tiveram sua tramitação concluída no ano passado: a reforma tributária e o fim do foro privilegiado. A proposta de emenda à Constituição da reforma tributária foi aprovada por uma comissão especial da Câmara, que propôs a extinção de oito tributos federais, de um estadual e de um municipal e cria, no lugar deles, dois tributos sobre bens e serviços. O objetivo é reduzir a burocracia e a sonegação fiscal. O texto terá de ser analisado ainda pelo Plenário da Câmara e, depois, seguirá para o Senado.

Escolha certa
O ex-presidente da Caixa e ex-ministro da Saúde, Gilberto Occhi (foto) vai assumir o comando da Terracap. Hoje, o Conselho Deliberativo deve aprovar o seu nome para o cargo.

Diplomacia
O embaixador Mário Vilalva é o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Vilalva terá mandato de quatro anos e substitui Alecxandro Carreiro. Ele ocupou vários cargos como embaixador do Brasil no exterior e o último foi na Alemanha.

Meio Ambiente 
O governador Ibaneis Rocha escolheu o homem certo para o lugar certo. O ex-ministro Sarney Filho, que ocupou o Ministério do Meio Ambiente, é agora o secretário deste assunto que muito o empolga. Já entra em ação essa semana.

 

 

O JK do glaucoma
A nossa Corte tem o saudoso presidente JK e o médico Juscelino Kubitschek de Oliveira (foto), um dos melhores oftalmologistas do mundo, especialista em glaucoma. Seus estudos foram publicados nas revistas “Ophtalnology” e “Arquivos Brasileiros de Oftalmologia “, mostrando o Dr. JK como o médico que mais implanta válvulas para controle do glaucoma no planeta. Viva!