28 Abril 2017
Sexta, 28 Abril 2017 01:46

 

 

 

 

Tributo 
Certamente o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal será pequeno para abrigar tantos amigos, intelectuais, políticos e pioneiros das primeiras horas da capital, no próximo dia 3, quando o escritor, poeta, jornalista e historiador, Adirson Vasconcelos será alvo de justíssima homenagem prestada pelos seus confrades, intitulada “60 Anos de Adirson Escrevendo Brasília”. Adirson é a nossa enciclopédia, o historiador da capital.

Música
No palco da Casa da Cultura Brasília, às 20h30, o show “7 Luas”, com as cantoras Socorro Lira, Márcia Tauil e Paula Santoro, que se reúnem em única apresentação na cidade.

 

 

Palestras
Neste sábado e domingo, o Laboratório de Neurofarmacologia do Instituto de Biologia da UnB promove o Curso de Transtornos do Movimento 2017, que contará com 15 palestrantes, entre eles, a Dra. Fiorella Menegatti, médica nuclear do IMEB. Com o objetivo de atingir o público que tenha interesse em Ciência Translacional, o evento oferecerá certificado como um Curso de Extensão da universidade.

Histórias de Brasília
As histórias “Os primeiros habitantes do DF”, “Brasília, a Capital da Esperança”, “O menino que descobriu Brasília”, “A lenda do Lago Paranoá” e “A história de Sobradinho” homenageiam, neste sábado, o mês de aniversário de Brasília com uma contação especial, no Venâncio Shopping. Na programação do Sabadinho Divertido, a contadora Nyedja Gennari se apresenta na Espaço Cultural do Piso P2, às 14h, com entrada franca.

 

 

Quinta, 27 Abril 2017 00:37

Fiscalização

A juventude maravilhosa de Brasília está à solta nas festas que acontecem quase que todas as noites. Não seria necessário colocar uma fiscalização para que estes jovens moderassem a bebida? Na tragédia que aconteceu no último fim-de-semana, uma jovem embriagada atropelou e matou um ciclista de 61 anos ao voltar de uma festa. Ela pegou um Uber para levá-la até a casa de uma amiga para pegar o seu carro, quando o certo seria ter ido de Uber direto para casa. Resultado: o álcool, e ponha álcool nisso, lamentavelmente causou mais morte. A vítima foi para os braços de Deus, mas essa motorista vai sofrer até a morte com o crime que cometeu, no auge de sua juventude. Que Deus conforte as famílias!

Calados
O último feriado, que emendou com o fim de semana, amenizou em parte a ação dos órgãos que apuram a Lava-Jato, e que muitos já estão determinando “tufão a jato”. Tem muita gente desacreditando neste processo que abalou o Brasil e o mundo. E tem mais: segunda-feira, 1º de maio, a turma vai emendar. Por que já não ficam por lá?

Nem te ligo
No dia 21 de abril comemorou-se festivamente os 57 anos de Brasília. Tradicionalmente, a morte de Tiradentes também foi lembrada. No dia 22 ninguém falou, pensou ou escreveu nada sobre a data máxima do nosso país: Pedro Álvares Cabral, em 1500, descobria o Brasil.

Salve Deus!
Mais um amigo jornalista partiu para o descanso eterno. Faleceu ontem de um aneurisma de aorta, o colega Carlos Chagas. Casado com Enila, Chagas teve duas filhas, Cláudia e Helena, que seguiu a carreira do pai. No próximo dia 20 ele iria completar 80 anos.

 

 

 

Exposição
Em noite de autógrafos, às 19h, o Pontão do Lago Sul recebe a mostra “Galerias Urbanas - #Monumento 61”, homenagem a Brasília pelos seus 57 anos. As 38 imagens surpreendentes da capital registradas pelo olhar do fotógrafo Bento Viana estarão disponíveis para visitação gratuita em uma galeria digital a céu aberto, nos espaços livres do Pontão, até 5 de junho.


Cora Coralina, a doceira da casa da ponte
No dia 4, às 19h30, no Salão Social do Iate Clube, a escritora Sônia Helena fará apresentação da obra de Cora Coralina. Na noite serão sorteados dois livros da famosa escritora. Uma realização da diretoria Cultura e Sociedade Literária “Livros e Raquetes”.

Sessão de autógrafos
O embaixador do Brasil no Congo, Raul de Taunay, está na cidade para lançar o livro “Poemas ao Desabrigo”. A primeira noite de autógrafos acontece, às 19h30, na Embaixada da Índia. O autor reúne na obra um conjunto de poesias e apresenta a perfeita harmonia entre forma. Os poemas são intensos, com beleza, crueza e liberdade numa sequência de odes, elegias, trovas, baladas e sonetos marcantes e inesquecíveis.

Pioneiros em festa
Não passou em branco a comemoração do aniversário de Brasília no Clube dos Pioneiros. O presidente Roosevelt Nader promoveu um evento, no auditório do Museu da República, com palestra ministrada pelo renomado escritor Augusto Cury. O tema abordado foi Formando Mentes Brilhantes na Era da Ansiedade.

Soroptimistas
Às 20h, no hotel Windsor Plaza, será realizada a Sessão Solene de abertura do XXI Congresso da Região Brasil da Soroptimist International of The Americas. O convite vem da governadora da região Brasil, Carol Azevedo e da coordenadora do Congresso, Heloísa Hargreaves.

 

Quarta, 26 Abril 2017 02:08

 

 

 

Quarta, 26 Abril 2017 01:55

Terça, 25 Abril 2017 03:03

 

Na telinha 
No Programa Gilberto Amaral que vai ao ar hoje, às 21h30, no Canal 12 da NET, entrevista especial com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

Cultura em alta 
Quem participou do VI Retiro Suzuki de Música de Brasília pôde se encantar com as mais de 200 crianças e inúmeros professores de todo o Brasil com seus violinos, cellos, violas e flautas. O evento aconteceu na Escola de Música de Brasília e teve como encerramento um Concerto regido pelo renomado maestro Fredi Gerling, vindo do Rio Grande do Sul especialmente para a festa.

Ações
Agora de manhã, os ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Saúde, Ricardo Barros, anunciam ações para fortalecer a atuação das equipes de saúde nas escolas públicas. Durante o evento, será lançado novo edital convocando os municípios a participarem desse programa. Quem aderir à iniciativa receberá recursos para adotar ações de prevenção e promoção à saúde voltada a crianças e adolescentes da rede pública de ensino do país.

 

 

Desenvolvimento
A Delegação da União Europeia no Brasil participa, até o dia 28, no Estádio Mané Garrincha, do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, no qual apresentará modelos bem-sucedidos e iniciativas de cidades inteligentes sustentáveis em diferentes localidades da Europa. Amanhã, às 12h30, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, participará da cerimônia de lançamento dos projetos Fortalecer Municípios e Proteção de Crianças e Adolescentes em Eventos e Festas Populares, ambos co-financiados pelo bloco.

Declarações do IR
A Receita Federal recebeu até o fim da tarde de ontem, 17.087.623 de declarações. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem o documento. Neste ano o programa Receitanet foi incorporado ao PGD IRPF 2017, não sendo mais necessária a sua instalação em separado. A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.