28 Abril 2017
Sexta, 28 Abril 2017 01:15

 

 

 

 

Tributo
Certamente o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal será pequeno para abrigar tantos amigos, intelectuais, políticos e pioneiros das primeiras horas da capital, no próximo dia 3, quando o escritor, poeta, jornalista e historiador, Adirson Vasconcelos será alvo de justíssima homenagem prestada pelos seus confrades, intitulada “60 Anos de Adirson Escrevendo Brasília”. Adirson é a nossa enciclopédia, o historiador da capital.

Música
No palco da Casa da Cultura Brasília, às 20h30, o show “7 Luas”, com as cantoras Socorro Lira, Márcia Tauil e Paula Santoro, que se reúnem em única apresentação na cidade.

 

 

Palestras
Neste sábado e domingo, o Laboratório de Neurofarmacologia do Instituto de Biologia da UnB promove o Curso de Transtornos do Movimento 2017, que contará com 15 palestrantes, entre eles, a Dra. Fiorella Menegatti, médica nuclear do IMEB. Com o objetivo de atingir o público que tenha interesse em Ciência Translacional, o evento oferecerá certificado como um Curso de Extensão da universidade.

Histórias de Brasília
As histórias “Os primeiros habitantes do DF”, “Brasília, a Capital da Esperança”, “O menino que descobriu Brasília”, “A lenda do Lago Paranoá” e “A história de Sobradinho” homenageiam, neste sábado, o mês de aniversário de Brasília com uma contação especial, no Venâncio Shopping. Na programação do Sabadinho Divertido, a contadora Nyedja Gennari se apresenta na Espaço Cultural do Piso P2, às 14h, com entrada franca.

 

 

Quinta, 27 Abril 2017 00:19

 

 

Fiscalização
A juventude maravilhosa de Brasília está à solta nas festas que acontecem quase que todas as noites. Não seria necessário colocar uma fiscalização para que estes jovens moderassem a bebida? Na tragédia que aconteceu no último fim-de-semana, uma jovem embriagada atropelou e matou um ciclista de 61 anos ao voltar de uma festa. Ela pegou um Uber para levá-la até a casa de uma amiga para pegar o seu carro, quando o certo seria ter ido de Uber direto para casa. Resultado: o álcool, e ponha álcool nisso, lamentavelmente causou mais morte. A vítima foi para os braços de Deus, mas essa motorista vai sofrer até a morte com o crime que cometeu, no auge de sua juventude. Que Deus conforte as famílias!

Calados
O último feriado, que emendou com o fim de semana, amenizou em parte a ação dos órgãos que apuram a Lava-Jato, e que muitos já estão determinando “tufão a jato”. Tem muita gente desacreditando neste processo que abalou o Brasil e o mundo. E tem mais: segunda-feira, 1º de maio, a turma vai emendar. Por que já não ficam por lá?

Nem te ligo
No dia 21 de abril comemorou-se festivamente os 57 anos de Brasília. Tradicionalmente, a morte de Tiradentes também foi lembrada. No dia 22 ninguém falou, pensou ou escreveu nada sobre a data máxima do nosso país: Pedro Álvares Cabral, em 1500, descobria o Brasil.

Salve Deus!
Mais um amigo jornalista partiu para o descanso eterno. Faleceu ontem de um aneurisma de aorta, o colega Carlos Chagas. Casado com Enila, Chagas teve duas filhas, Cláudia e Helena, que seguiu a carreira do pai. No próximo dia 20 ele iria completar 80 anos.

 

 

Exposição
Em noite de autógrafos, às 19h, o Pontão do Lago Sul recebe a mostra “Galerias Urbanas - #Monumento 61”, homenagem a Brasília pelos seus 57 anos. As 38 imagens surpreendentes da capital registradas pelo olhar do fotógrafo Bento Viana estarão disponíveis para visitação gratuita em uma galeria digital a céu aberto, nos espaços livres do Pontão, até 5 de junho.


Cora Coralina, a doceira da casa da ponte
No dia 4, às 19h30, no Salão Social do Iate Clube, a escritora Sônia Helena fará apresentação da obra de Cora Coralina. Na noite serão sorteados dois livros da famosa escritora. Uma realização da diretoria Cultura e Sociedade Literária “Livros e Raquetes”.

Sessão de autógrafos
O embaixador do Brasil no Congo, Raul de Taunay, está na cidade para lançar o livro “Poemas ao Desabrigo”. A primeira noite de autógrafos acontece, às 19h30, na Embaixada da Índia. O autor reúne na obra um conjunto de poesias e apresenta a perfeita harmonia entre forma. Os poemas são intensos, com beleza, crueza e liberdade numa sequência de odes, elegias, trovas, baladas e sonetos marcantes e inesquecíveis.

Pioneiros em festa
Não passou em branco a comemoração do aniversário de Brasília no Clube dos Pioneiros. O presidente Roosevelt Nader promoveu um evento, no auditório do Museu da República, com palestra ministrada pelo renomado escritor Augusto Cury. O tema abordado foi Formando Mentes Brilhantes na Era da Ansiedade.

Soroptimistas
Às 20h, no hotel Windsor Plaza, será realizada a Sessão Solene de abertura do XXI Congresso da Região Brasil da Soroptimist International of The Americas. O convite vem da governadora da região Brasil, Carol Azevedo e da coordenadora do Congresso, Heloísa Hargreaves.

 

 

 

Quarta, 26 Abril 2017 02:01

 

 

 

Terça, 25 Abril 2017 02:43

 

Na telinha
No Programa Gilberto Amaral que vai ao ar hoje, às 21h30, no Canal 12 da NET, entrevista especial com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

Cultura em alta
Quem participou do VI Retiro Suzuki de Música de Brasília pôde se encantar com as mais de 200 crianças e inúmeros professores de todo o Brasil com seus violinos, cellos, violas e flautas. O evento aconteceu na Escola de Música de Brasília e teve como encerramento um Concerto regido pelo renomado maestro Fredi Gerling, vindo do Rio Grande do Sul especialmente para a festa.

Ações
Agora de manhã, os ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Saúde, Ricardo Barros, anunciam ações para fortalecer a atuação das equipes de saúde nas escolas públicas. Durante o evento, será lançado novo edital convocando os municípios a participarem desse programa. Quem aderir à iniciativa receberá recursos para adotar ações de prevenção e promoção à saúde voltada a crianças e adolescentes da rede pública de ensino do país.

 

 

Desenvolvimento
A Delegação da União Europeia no Brasil participa, até o dia 28, no Estádio Mané Garrincha, do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, no qual apresentará modelos bem-sucedidos e iniciativas de cidades inteligentes sustentáveis em diferentes localidades da Europa. Amanhã, às 12h30, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, participará da cerimônia de lançamento dos projetos Fortalecer Municípios e Proteção de Crianças e Adolescentes em Eventos e Festas Populares, ambos co-financiados pelo bloco.

Declarações do IR
A Receita Federal recebeu até o fim da tarde de ontem, 17.087.623 de declarações. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem o documento. Neste ano o programa Receitanet foi incorporado ao PGD IRPF 2017, não sendo mais necessária a sua instalação em separado. A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

 

 

Segunda, 24 Abril 2017 01:50

 

 

Boa escolha

O deputado Átila Lins voltou a comandar a Secretaria de Relações Internacionais da Câmara Federal, por decisão do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia. Sua indicação foi referendada pela Bancada do PSD e seu retorno a tão importante função deve-se ao seu vasto conhecimento e relacionamento com parlamentares de todas as partes do mundo. Atualmente, com mandato de quatro anos, ele integra o Comitê Executivo da União Interparlamentar, representando os países latino-americanos e do Caribe. 

 

Seguro funerário

Ontem me ligaram da SulAmérica Seguros e eu, com uma paciência de Jô, fui respondendo todas as perguntas me que fizeram. Já sabendo que quando perguntassem a minha idade a prosa mudaria de tom, eis que à hora chegou. Macaco velho que sou já fui logo sugerindo que a empresa fizesse para os idosos um seguro funerário, já que não nos enquadrávamos mais no de vida. Vivos, não estamos conseguindo pagar o seguro de saúde, então vamos partir logo para garantir que o enterro saia dentro dos conformes. Só rindo pra não chorar...

 

Viva os taurinos!

Uma turma de primeira faz aniversário nesta segunda-feira. A jornalista Marlene Galeazzi, senador José Sarney, o médico Marcelo Weyne, Silvana Friedrich, Taís Amaral Fressati e os ministros, Wagner Pimenta e José Néri da Silveira. O meu abraço!

 

Editorial Experience

Amanhã, às 17h, na QL 4 do Lago Sul, Anna Barra e Diana Gomes recebem para o Pic Nic de lançamento das tendências gastronômicas para o Wedding Boutique Brasil.

 

Beauty

Chiquinho Alves e Polly Halfeld inauguram hoje um novo espaço de beleza na Corte. Coquetel a partir das 19h30, na 104 Sul.

 

 

Roteiro do êxito na vida

Paiva Netto

 

A grande missão da Legião da Boa Vontade (LBV)*1 é, acima de tudo, educativa: esclarecer as pessoas a respeito delas mesmas, a fim de que saibam escolher o caminho certo, para o que não podem esquecer-se de que são, antes de carne, Espírito, e assim não adoeçam, psicológica e fisicamente. Esse conhecimento, que não tem nada de ilusório, lhes mostrará o roteiro do êxito completo na vida. Senão, Jesus não teria advertido no Evangelho, segundo Mateus, 6:33: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas”.

A LBV, por seguir este ensinamento do Mestre (o Espírito primeiro, justamente por saber que o corpo apresenta também suas necessidades próprias, que lhes serão compensadas), tem se desenvolvido de forma segura. Basta ver que o saudoso Fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979), começou o seu trabalho pregando o Apocalipse*2, uma obra literária de essência espiritual. As obras socioeducacionais equilibradamente vieram em seguida. Por isso, reitero, para alcançarmos sucesso duradouro, não podemos inverter a Lei do Supremo Legislador Jesus, o Grande Religioso, o Grande Estadista, o Grande Economista, um Divino Modelo para a Humanidade. Em suma, o Educador Excelente, porque, ao mesmo tempo, espiritualiza. E a ordem Dele é “primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça”, para que todas as coisas materiais nos sejam somadas. Mas o político, o filósofo, o economista, o médico, o religioso, o artista, o esportista que não prestam atenção a isso, estão invertendo a ordem natural da vida, ou pensam que observar essa Lei do Cristo significa abandonar as causas humanas e sociais urgentes. Estão equivocados. E a maior prejudicada é a Humanidade. Sempre!

“— Ah! mas isso não deu certo antes!”

Quem foi que disse?! Ora, se “não deu certo” é porque os homens não o realizaram adequadamente ou nem o tentaram! Tornaram tudo complexo, dizendo-o lições de Jesus, quando não eram. Querem uma prova? Ele disse: “Amai-vos”, e o que o mundo proclamou foi o “armai-vos”, a ordem antiga que sempre campeou no planeta, não só da parte dos guerreiros, mas também dos religiosos que os insuflavam. Então, não se fez, com decisão pertinaz, o que o Divino Chefe determinara. Muito de Sua Palavra e de Seu Exemplo resta ser concretizado. Realmente, coisa bastante a ser feita. Por isso, é aconselhável maior dose de modéstia do que dizer, ou escrever, peremptoriamente, que o Pensador Celeste fracassou, posto que Sua doutrina não foi nem ainda integralmente compreendida.

É bom pensar sobre o assunto.

 

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. — www.boavontade.com 

________________

*1 Missão da LBV — Promover Desenvolvimento Social e Sustentável, Educação e Cultura, Arte e Esporte, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário.

 

*2 A LBV começou com o Apocalipse — Alziro Zarur abriu a Hora da Boa Vontade na Rádio Globo do Rio de Janeiro, às 17 horas do dia 4 de março de 1949, pregando o Livro das Profecias Finais. Esse programa deu origem à Legião da Boa Vontade, LBV, inaugurada em 1o de janeiro de 1950, Dia da Confraternização Mundial.

 

 

 

Sexta, 21 Abril 2017 14:56

 

Quinta, 20 Abril 2017 03:40

 

Imperdível
O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, é o entrevistado do Programa Gilberto Amaral que vai ao ar, às 23h, no Canal 12 da NET. E tem mais Caixa no programa de domingo, às 7h30, pela Band e, às 12h30, na NET.

 

 

 

Surpresa
Os clientes que foram aos bancos ontem bateram com a cara na porta. Todos estavam fechados e devem permanecer assim nos próximos dias. Os vigilantes estão em greve.

Show de humor
O comediante Rafhael Gleydson é a estrela desta quinta-feira, no Boteco do Riso do projeto Venâncio Cultural. No stand up show, ele traz piadas baseadas nas relações cotidianas, como problemas familiares, nos relacionamentos afetivos e em sua vida profissional. Será às 18h30 com entrada franca.

 

 

Quarta, 19 Abril 2017 02:29

 

Satisfação no emprego
A avaliação das famílias em relação ao emprego atual teve a terceira variação mensal positiva consecutiva. O dado é da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada nesta quarta-feira. O componente registrou alta de 0,4% em relação a março e elevação de 5,7% na comparação com abril de 2017.

 

Alô Detran
É necessário que se coloque semáforo na saída do Iate Clube.

Crise
O que se comenta por aí, segundo a gerente de Marketing da Cia Athletica, Gizelle Cerqueira, a academia está subindo o preço da mensalidade, entrando também na crise. Enquanto isso, a proprietária Luciana Solino está preferindo cuidar de suas joias, que por sinal são muito bonitas e bem inspiradas.

Recuperação
Para a alegria de seus amigos, mãe e filha, Moema Leão e Valéria Bittar, estão se recuperando.

A todo vapor
Maior sucesso a reportagem sobre sauna gay assinada pela colega do JBr, Manuela Rolim. Ali o faturamento é alto e os enrustidos, e como têm, se divertem anonimamente. Tudo na maior ordem. O Pedro Rogério já tinha me falado sobre os enrustidos de Brasília. Viva o amor!

 

 

BRB investe em projetos...
O Banco de Brasília tem feito investimentos significativos em sua área de tecnologia. Dentre as principais ações, destaque para a implantação do SAP, a substituição dos terminais de autoatendimento, as novas versões do internet banking e do mobile e a migração da plataforma mainframe. O SAP, software de gestão que busca integrar todos os dados e processos da empresa em um único sistema, foi implantado pela instituição no início deste ano

...de inovação tecnológica
“Com este sistema, o BRB aumenta seu nível de governança, transparência e controle. As rotinas e os processos de trabalho serão otimizados e haverá redução de retrabalho e de inconsistências e redução dos custos operacionais. Outro ponto importante da ferramenta SAP é a disponibilização de informações de forma rápida para a tomada de decisão gerencial”, explica o diretor de Tecnologia do BRB, Gustavo Oliveira.

TST elege representantes...
O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho indicou, por unanimidade, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga para representar o Tribunal junto ao Conselho Nacional de Justiça no próximo biênio. A indicação, para substituir o ministro Lelio Bentes Corrêa, cujo mandato se encerra em junho, será submetida ao Senado Federal, que sabatinará o indicado.

...para o CNJ e o CSJT
Na mesma sessão, o colegiado elegeu os ministros Walmir Oliveira da Costa e Mauricio Godinho Delgado para compor o Conselho Superior da Justiça do Trabalho pelos próximos dois anos. Foram escolhidos ainda os ministros Augusto César Leite de Carvalho e José Roberto Freire Pimenta como suplentes. Os eleitos assumirão as vagas atualmente ocupadas pelos ministros Guilherme Caputo Bastos e Walmir Oliveira da Cosa, suplente do ministro titular Fernando Eizo Ono, que encerram seus mandatos em junho.

Vinhos
Às 20h, na 104 Sul, tem inauguração do Domaine Bar a Vin, com cardápio especial da personal chef Raquel Amaral.

Música no Venâncio
O cantor Salomão di Pádua é a estrela da Happy Hour do Venâncio Shopping, evento que é parte do projeto Venâncio Cultural. Acompanhado pelo violonista e arranjador Agilson Alcântara, ele apresenta repertório que vai do pop ao samba, a partir das 18h, na praça de alimentação do piso térreo.

 

 

Terça, 18 Abril 2017 01:03

 

 

Sustentabilidade I
O Núcleo de Sustentabilidade Ambiental do Unieuro, coordenado pela bióloga, mestre em Ecologia, Juliana Leoni, foi criado em 2016 com a proposta de promover e manifestar a sustentabilidade nas atividades acadêmicas e administrativas da instituição. É o que preconizam a Política Nacional de Educação Ambiental e as diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, requisitos legais e normativos do MEC.

Sustentabilidade II
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição está o gerenciamento ambiental de recursos naturais consumidos e dos resíduos sólidos gerados nas dependências do Unieuro. Também estão inclusas políticas que incentivam mudanças quanto ao consumo de água e da energia elétrica e a correta destinação dos resíduos sólidos. Estudantes, funcionários e professores estão convidados a participar das atividades, começando por uma rápida enquete online sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizada no site do Unieuro via link UNIEURO trilhando caminhos para a Sustentabilidade.

 

 

Mostra
Com curadoria de Celina Kaufman, inaugura, às 19h, no Pátio Brasil, a exposição “Recortes Urbanos” do artista plástico Paulino Aversa, em parceria com a Art & Art Galeria. A mostra segue até o dia 18 de maio.

Projeto reverte...
Os créditos de milhagens oferecidos pelas companhias aéreas, quando provenientes de passagens compradas pelo poder público, poderão ser incorporados ao erário e ter seu uso restrito a viagens a serviço da instituição que gerou o benefício. A medida está prevista no Projeto de Lei do deputado licenciado e atual ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

...ao serviço público...
Segundo ele, sua proposta vincula-se à ética administrativa, à economia de recursos e à eficiência do setor público. A matéria, diz, vai acabar com a utilização de créditos aéreos por agentes e servidores públicos em benefício próprio.

...milhas de viagem oficial
“Causa repulsa ao senso moral e ético que o servidor que não pagou pela passagem viaje depois pelo Brasil ou pelo exterior utilizando os frutos da passagem aérea comprada com o dinheiro do contribuinte. O procedimento admissível seria que os prêmios só pudessem ser destinados aos órgãos ou entidades que as tenham custeado”, reforça Nogueira.

 

 

Segunda, 17 Abril 2017 01:28

 

 

Grandeza
O Centro Universitário Unieuro realiza nesta segunda-feira, amanhã e no dia 19, em suas unidades da Asa Sul, Águas Claras e Asa Norte, uma bonita confraternização pela conquista da nota 4 no Índice Geral de Cursos, concedida pelo MEC. Este resultado faz da instituição um dos dois melhores Centros Universitários de Brasília. Parabéns!

Vacinação
Começa nesta segunda-feira, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza lançada pelo Ministério da Saúde, sendo 13 de maio o dia D de mobilização nacional. No Distrito Federal, o público-alvo da campanha é de cerca de 690 mil pessoas. Em todo o país, 54,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas até o dia 26 do próximo mês. A meta é vacinar, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.

Bolsa Família
As mais de 13,4 milhões de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em todo o Brasil devem ficar atentas para o calendário de pagamento durante o mês de abril. O repasse começou no dia 13 e prossegue até o dia 28. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário destinará R$ 2,4 bilhões aos beneficiários.

Recorde histórico
A safra 2016/17 de grãos deve chegar a 227,9 milhões de toneladas, com um aumento de 22,1% ou 41,3 milhões de toneladas frente as 186,6 milhões de t da safra passada. A elevação comparada à safra 2015/2016 se deve ao aumento de área e às boas produtividades médias da atual safra, que não sofre a influência das más condições climáticas do ano passado. A previsão é de aumento de 3% na área total em relação à safra anterior, podendo chegar a 60,1 milhões de hectares.

Peruano
Ivone Carvalho vai promover jantar de degustação das novidades do menu do Taypá, assinadas pelo premiado chef Marco Espinoza.

Noite cultural
Nesta terça-feira, às 19h30, movimenta o ParkShopping, o coquetel de abertura da mostra interativa Conheça Brasília.

IVV positivo
As vendas de imóveis residenciais novos no DF registraram elevação no mês de fevereiro. O Índice de Velocidade de Vendas no segundo mês do ano foi de 7%, o maior da série histórica da pesquisa mensal realizada pela Ademi, Sinduscon e Sebrae, desde janeiro de 2015. O aquecimento veio acompanhado de uma elevação no valor médio do preço do metro quadrado ofertado.

Surreal
A turma da R2 Produções está cheia de motivo para celebrar. Além de confirmadas as edições do Na Praia em BH e Goiânia, dos 4 mil ingressos que foram colocados à venda para a festa Surreal, 40% foram adquiridos por pessoas de outras capitais. O fim de semana do dia 22 de abril promete reunir pelo menos 1,5 mil turistas baladeiros que chegam à capital para a festança, que ocorre na Torre Digital.

Enic
Em 2017, o maior evento da construção civil da América Latina - o Enic - acontece na capital federal, nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O encontro espera reunir dois mil empresários, bem como autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, para manter a tradição anual de produzir debates qualificados sobre temas da agenda nacional e de interesse do setor. O presidente Michel Temer marca presença na cerimônia de abertura.

Esculturas
A mostra “Miguel Simão e dr.simoncoast - Aquários, Escafandros e outros Dispositivos de Imersão” permanece em exibição no Museu Nacional da República até o dia 30. O público vai conferir a rica trajetória do artista Miguel Simão, em um passeio entre as linguagens da Escultura, Desenho, Objeto, Intervenção Urbana e Instalação. O Programa Educativo da mostra propicia visitas com audiodescrição e orientadas com a presença de quatro mediadores especializados em artes visuais, museologia e áreas correlatas.